sexta-feira, 29 de abril de 2011

Graffiti Knitting

Intervenção Urbana Linda e Leve 

Quem diria que imperfeição gerasse graça, aconchego, alegria e até despertasse em nós bons sentimentos. Pois foi assim que pequenos problemas urbanos ganharam um colorido especial nas mãos da artista Juliana Santacruz Herrera que enfeitou as ruas de Paris com um trabalho surpreendente chamado Nid de Poule. 

imagem © juliana herrera santacruz
Utilizando a técnica do crochê a artista intervém nos buracos e imperfeições das ruas realizando o chamado graffiti knitting com um resultado maravilhoso. As ruas aos poucos se transformando em belas telas à medida que os buracos vão sendo preenchidos por tiras de tecidos coloridos. 


imagem © juliana herrera santacruz

Realmente esse trabalho se destaca dos demais artistas que utilizam a mesma técnica, pois o trabalho da criativa artista desperta um sentimento de doçura e um movimento de reação, pois ao mesmo tempo em que denúncia pequenos problemas urbanos tornam a cidade mais bonita e mais colorida. 
imagem © juliana herrera santacruz
Essa intervenção é um bom exemplo de gentileza urbana que chama bastante atenção não só pela criatividade, mas também pela leveza, sutileza e simplicidade. Esse trabalho é a mistura de tudo que eu gosto crochê, artes plástica, artesanato, grafite, arte de rua e intervenção urbana bem feita. 
imagem © juliana herrera santacruz

sexta-feira, 22 de abril de 2011

ABChairs

- Sopa de letrinhas?
- Não, sala de letrinhas!!




ABChairs ou alfabeto cadeiras, é como o designer holandês Roeland Otten batizou a sua bela e elegante coleção de bancos e cadeiras. O conjunto é formado por 26 peças cada uma delas com formato inspirado em uma das letras do alfabeto que vai de A a Z. O legal é que para compor ambientes podemos brincar formando palavras e tornando o espaço ao mesmo tempo lúdico e chic.










Por enquanto esses bancos e cadeiras estão sendo produzidos em pequena escala, pois se trata de uma edição limitada, confeccionados em MDF laqueado, portanto apenas para uso interno. Mas espera-se que logo venha uma versão em plástico, mais leve, mais barata, mais versátil e podendo ter uso externo para praças e jardins. Existe também a perspectiva de uma adição em tamanho menos para atender ao público infantil, as escolas e as bibliotecas.


Você pode comprar várias letras e arrumar de acordo com a palavra que deseja escrever. Eu adorei escrever o meu nome (ainda que apenas virtualmente)



Quem tiver interesse em saber mais sobre esta coleção ou apenas ver todas as letras visite o seguinte endereço:
http://design-milk.com/abchairs-by-roeland-otten/#ixzz1KEFXVntd

sexta-feira, 1 de abril de 2011

COPO AMERICANO... É TUDO ISSO E MUITO MAIS




Esse COPO tem nome de americano, mas é brasileiro, o design é de 1947, mas continua fazendo o maior sucesso. O brasileiro já o consagrou faz tempo, mas o mundo começou a referencia-lo principalmente a partir de 2009 quando ele entrou na lista dos 75 produtos brasileiros a ser comercializados na MOMA Store, cujo critério de seleção dos produtos é ser objeto que represente o melhor e mais novo do design mundial.

Além de ser presença obrigatória nas padarias e botequins, ao longo dos anos invadiu e permaneceu na maioria dos lares brasileiros com a função de copo polivalente (suco, agua, café com leite, cerveja, cachaça) e como medida de receitas de bolos, medida para colocar agua em macarrão instantâneo e para colocar a dose certa do sabão na maquina de lavar roupas. Agora ganhou ar de notoriedades e também adentrou como tema nas palestras sobre design e marketing das universidades, onde é apontado como um exemplo de produto que se tornou mais forte que a marca que os criou.

Pois é esse copo é o cara!!! Perfeito em tudo e admirado por muitos, possui 27 comunidades no Orkut, é eficaz, simples, resistente, barato, único. É por isso mesmo, ganhou o direito de estar no Moma - Museu de Arte Moderna de Nova York ao lado de, nada mais nada menos que, Degas, Picasso, Modigliani, Braque, Monet e Chagall. Mais ele não apenas esta entre os melhores também acumula outras qualidades que se somam a genialidade do seu design, a simplicidade e a popularidade.
Ele agora também faz parte do seleto grupo de produtos que são ícones da sociedade de consumo juntamente com a Aspirina, o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade, o Canivete Suíço, a Levis, o iPod, a Bic, o Tic Tac. o Chrysler Building e outros igualmente geniais. É pouco ou quer mais. Pois é, ele também tem pousado como modelo fotográfico para vários cartazes, aparecido em comerciais de TV e em alguns momentos tem usado maquiagem, mais não perde nunca o seu jeito malandro, simples e criativo de ser brasileiro. Parabéns a Nadir Figueiredo.


O copo americano  fantasiado de Anjo e demônio. uma criação da  Tamarindo Concept

Aqui o copo americano sendo modelo fotografico dos dois cortazes de criação de João Lucas Thiene  - ambos finalista do Concurso para o 24º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (MCB)



Encontrei também na internet o copo americano travestidos de muitas coisa como por exemplo candelabros, luminárias e etc. Nas fotos acima ele aparece travestido de luminária