quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bauhaus


...  nas formas a evidente preocupação com a função, a estética, o conforto e a ergonomia.

Todas essas imagens são de moveis ou objetos projetados, entre 1919 e 1933, por mestres da Bauhaus, dentro do ideal onde o aprendizado e o objetivo da arte esta ligado ao fazer artístico e a integração das artes ao oficio. O resultado desta escola foi tão surpreendente que quase um século depois se observa contemporaneidade nos produtos ali criados.

Tumpel, Wolfgang - Tafellampe, 1926/1927
Cadeira - Marcel Breuer

Cadeira Mies van der Rohe. (aço tubular cromado, assento e costas em palhinha)

Berglandschaft de Georg Muche

Cadeira Wassily, desenhada por Marcel Breuer paraVassily Kandinsky, 1925/26.

Vassily Kandinsky, 1923

Esta é a famosa foto dos mestres  no telhado do prédio da Bauhaus em Dessau. A partir da esquerda: Josef Albers, Hinnerk Scheper, Georg Muche, László Moholy-Nagy, Herbert Bayer, Joost Schmidt, Walter Gropius, Marcel Breuer, Vassily Kandinsky, Paul Klee, Lyonel Feininger, Gunta Stölzl e Oskar Schlemmer.

"Criemos uma nova guilda de artesãos, sem as distinções de classe que erguem uma barreira de arrogância entre o artista e o artesão", (Walter Adolf Gropius em 1919, inauguração da Bauhaus)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Seu talento merece este prêmio

Participe, crie uma imagem.
Concurso nacional de imagem, pra esquentar as turbinas de toda mentes criativas do país. Pois é... O XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos vai ser em novembro de 2012 no Brasil, mais precisamente em Maceió/AL o evento envolve mais de 40 países e pretende atingir um público de 19 mil congressistas. Crie uma imagem e participe do concurso realizado pelo IAB e pela FPAA.
Veja o regulamento no site http://www.xxivcpa.com.br/concursoimagem/