segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A Fase Azul de Picasso



A inspiração existe, mas tem que te encontrar trabalhando.
 (Picasso)


Pablo Picasso (pintor espanhol naturalizado francês) nasceu em 25/10/1881 em Málaga na Espanha e morreu em 08/04/1973 Mougins na França. Considerado o mais famoso e também o mais versátil artista do século 20. Além de pintor Picasso também foi escultor, artista gráfico e ceramista. Sua produção foi intensa e ultrapassou a marca de 20.000 obras de arte 

A Fase Azul durou 4 anos (1901 -1905), foi uma fase em que suas obras tiveram características melancólica retratando a solidão, a pobreza, os mendigos e os cegos. Este foi um período que Picasso enfrentou também dificuldades matérias quando entre idas e vindas a Barcelona viveu na casa do escritor Max Jacob em Paris, com pouco dinheiro e muito desconforto, a casa possuía apenas uma cama que era reversada entre Picasso que dormia durante o dia e trabalhava a noite; e Max Jacob que dormia a noite e trabalhava durante o dia. Foi neste espaço e tempo que Picasso pintou "Autorretrato Azul" (1901) "La Vida", Las Dos Hermanas (1902), Pobres a Orillas del Mar (1903), El Viejo Guitarrista Ciego (1903), El Asceta (1903) e La Celestina (1904). 


A Fase Azul se encerra quando Picasso conhece Fernande Olivier seu primeiro amor e sua mudança de estado de espirito da início a Fase Rosa.


Nu sentado é uma das pinturas de Pablo Picasso que marca o fim da Fase Azul

El viejo guitarrista ciego  - 233 × 350 

Autorretrato com casaco
1901, óleo sobre tela 81x60 cm, Museu Picasso, Paris




4 comentários:

Adriana V Piacezzi disse...

Olá, Margíria!
Estava com saudade das suas publicações.
Mais uma vez, gostei muito!
Um forte abraço!

Fátima e Josi Anne disse...

Suas publicações são maravilhosas, adorei estarei visitando-a com frequência.De uma olhadinha lá no meu blog tbm, deixe suas sugestões e comentários.
http://decorandojuntas.blogspot.com/
Bjinhus....

Paulo SS Vilela disse...

Gostei, bom texto, única fase que me atrai dele.

Helo Braga disse...

Oi. Margiria, gostei do blog e d conteúdo!! depois passa la no blog.. http.//donamoderna.com.br
beijoss