domingo, 1 de abril de 2012

Cortinas - regras básicas


Existem tecidos apropriados para cortinas, mais nada impede que você ouse e utilize outros. Porém acima de tudo tenha bom senso. Os tecidos leves são os transparentes ou finos como voil (liso, fletado, bordado), cambraia, organza, microfibra, changeant (sintético), chiffon, crepes e palhas de seda, rechilieu e rústicos leves; já os encorpados são opacos e grossos como sarjas, rústicos, shantung de seda ou poliéster, gorgurão, linhos, algodão, Jacquard, chenille, e veludo; para forros são geralmente usado gabardine, tergal verão, microfibra, malhas específicas e black-out. 


Saber escolher a cortina ideal para compor o ambiente exige sensibilidade e respeito a algumas regras básicas: 
  1. A cortina tem que acompanhar o estilo do ambiente onde vai ser instalada, pois ela é parte da composição. 
  2. Nos ambientes contemporâneos as cortinas devem ser retas com alças, ilhós, laços ou argolas presas em varões ou cabos de aço. 
  3. Nos ambientes clássicos as cortinas devem ser franzidas ou com pregas (macho, fêmea ou americanas), com xales ou com bandos, presas em trilhos ou varões. 
  4.  Não se intimide ao usar cortinas de tecido, seja generoso e nunca esqueça que mesmo sendo instalada em janelas a cortina pode cobrir toda a parede (de ponta a ponta e do piso ao teto), deixando tocar o chão mais ou menos 15 ou 20 cm para mostrar o caimento do tecido.
  5.  As persianas horizontais podem ser instaladas com tamanhos iguais aos vão das janelas.
  6. Nas salas use tecidos claros ou transparentes para obter maior luminosidade. O estilo da sala é que determina se o modelo é clássico, reto ou persiana com ou sem xale nas laterais, aqui vale o seu bom senso.
  7. Para os quartos prefira sempre os tecidos mais encorpados para garantir a privacidade.
  8. Para a copa e cozinha é muito importante que os tecidos sejam fáceis de lavar (Ex. richelieu ou renda holandesa). 
  9. No hometheater o bloqueio de luz deve ser total neste caso os tecidos grossos são os indicados. (Ex. brim, linho ou seda rústica) é importante também o uso de black-out.
  10. Nos escritórios as cortinas devem ter pouco tecido, porém as persianas são mais indicadas. 
  11. Você pode e deve personalizar a sua cortina com miçangas, cristais, apliques e bordados. Isso dar um charme a mais à sua cortina. 
  12.  Determina com muito cuidado como vai ser fixada a cortina, pois a forma de instalação é tão importante na composição do ambiente quanto a escolha do tecido. Os Varões podem ser cromados, dourados, com pátina, provençal, de madeira, simples ou duplos (com ponteiras diferenciadas ou clássicas), pode também as cortinas ser presas a cabos de aço e a trilhos.



Além das regras acima existem outras regras que também devem ser levadas em conta antes de definir o tamanho e altura da cortina, são regras de equilíbrio que ajudam bastante na harmonia do espaço independente do estilo escolhido. Aqui estamos considerando apenas a proporção das medidas. Observe os seguintes aspectos: 
  1. Caso a cortina seja para cobrir apenas a janela - Meça a distância entre a parte superior da janela e o teto e considere o meio para instalar o varão, mas se esta distância for menor que 30 cm desconsidere e comece a cortina a partir do teto. Meça também a distancia entre a parte inferior da janela e o piso e considere o meio o meio para saber a altura da cortina. Porém, se esta distância medir menos que 60 cm desconsidere e faça a cortina longa. 
  2. As medidas das laterais servem tanto para janelas como para partas - Meça a distancia entre a esquadria e o final da parede se a distância for menor que 50 cm desconsidere e cubra a parede inteira. 
  3. Para determinar a medida do varão ou do trilho - meça a largura da janela e acrescente de 20 de cada lado. 


18 comentários:

maravilhasdasolAgmail.com disse...

poxa veio mesmo a calhar eu estou mudando todas aqui em casa suas dicas me direcionaram obrigada bjs...

Maria Helena disse...

Bom saber como fazer, para dar certo.
Obrigada pelas dicas.
Maria Helena/.

CRIS disse...

OI MÉRCIA VIM RETRIBUIR SUA VISITA E VI QUE JÁ TE SIGO A UM TEMPINHO. SEU BLOG É MUITO MASSA.
UM SUPER BJU.

Marina Sá disse...

Ótimas dicas!

Sandra Guadagnin disse...

Mércia, gsotei da postagem, muito esclarecedora.
Abraço e ótima semana

Welton Santos disse...

Bom dia
Mercia,

Obrigado pelo e-mail e pelas dicas, será de grande proveito,

forte abr
Welton Santos
arq. geobiólogo

HADASSAMGT disse...

MUITO PRATICA E ÓTIMAS DICAS PARA CORTINAS ,EXCELENTE.ALDA TOLEDO

Paula Patricia disse...

Riquíssimo post! Esclarecedor e bem formulado. Parabéns pelo blog!

Bruna Araújo disse...

Adorei o blog, muito lindo mesmo, parabéns. Vou sempre voltar aqui (:
Te convido a conhecer meu blog, está rolando um sorteio de um kit para cabelos. (:

ontendency.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi vim fazer uma visitinha e dizer que o meu antigo blog Design@ndo mudou de endereço e nome e passou a se chamar Studio Design@ndo- segue o novo link, te espero por lá. Obrigada pelo carinho de sempre! Beijos
Deborah

http://studiodesignando.blogspot.com.br/

Josiene Vassallo disse...

Muito boas as dicas de cortinas, adorei, parabéns pelo blog! Bjs!
Se der visite o meu blog:
WWW.ARQUITETURAENE.BLOGSPOT.COM.BR

vida disse...

oi querida te descobri pelo casa claudia e estou encantada com seu blog aprenderei muito cm vc,bjs e já estou te seguindo

Denise Dumont disse...

Oi Mércia! adorei a informação.
Já estou te seguindo.
Abraço

Ceiça Morena disse...

Olá Mercia aorei seu blog muito interessante e funcional claro que vou sempre visitar parabéns obrigada pela boas vindas adorei as dicas bjs
Ceiça Morena

Laine Brandão disse...

Como o pé direito do meu ap tem quase 3m, será necessário fazer uma cortina, com essas dicas, acho que vou arriscar e logo postarei no meu blog.

http://reformaedecoracaolaineigor.blogspot.com.br/

Taiga Novaes disse...

Adorei essa matéria.. Acabei de comprar os tecidos para fazer uma cortina pro meu quarto e veio na hora certa... Beijinhos!!!

Taiga Novaes disse...

Adorei essa matéria.. Veio na hora certa... Muito legal mesmo.. Comprei os tecidos pra fazer as cortinas do meu quarto, mas estava bem na dúvida de como fazer.... Adorei...

Eu sou a Marcia... disse...

Perfeito, muito bem explicado. Me ajudou bastante. O único blog que achei a explicação
perfeita.Parabéns