sexta-feira, 1 de abril de 2011

COPO AMERICANO... É TUDO ISSO E MUITO MAIS




Esse COPO tem nome de americano, mas é brasileiro, o design é de 1947, mas continua fazendo o maior sucesso. O brasileiro já o consagrou faz tempo, mas o mundo começou a referencia-lo principalmente a partir de 2009 quando ele entrou na lista dos 75 produtos brasileiros a ser comercializados na MOMA Store, cujo critério de seleção dos produtos é ser objeto que represente o melhor e mais novo do design mundial.

Além de ser presença obrigatória nas padarias e botequins, ao longo dos anos invadiu e permaneceu na maioria dos lares brasileiros com a função de copo polivalente (suco, agua, café com leite, cerveja, cachaça) e como medida de receitas de bolos, medida para colocar agua em macarrão instantâneo e para colocar a dose certa do sabão na maquina de lavar roupas. Agora ganhou ar de notoriedades e também adentrou como tema nas palestras sobre design e marketing das universidades, onde é apontado como um exemplo de produto que se tornou mais forte que a marca que os criou.

Pois é esse copo é o cara!!! Perfeito em tudo e admirado por muitos, possui 27 comunidades no Orkut, é eficaz, simples, resistente, barato, único. É por isso mesmo, ganhou o direito de estar no Moma - Museu de Arte Moderna de Nova York ao lado de, nada mais nada menos que, Degas, Picasso, Modigliani, Braque, Monet e Chagall. Mais ele não apenas esta entre os melhores também acumula outras qualidades que se somam a genialidade do seu design, a simplicidade e a popularidade.
Ele agora também faz parte do seleto grupo de produtos que são ícones da sociedade de consumo juntamente com a Aspirina, o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade, o Canivete Suíço, a Levis, o iPod, a Bic, o Tic Tac. o Chrysler Building e outros igualmente geniais. É pouco ou quer mais. Pois é, ele também tem pousado como modelo fotográfico para vários cartazes, aparecido em comerciais de TV e em alguns momentos tem usado maquiagem, mais não perde nunca o seu jeito malandro, simples e criativo de ser brasileiro. Parabéns a Nadir Figueiredo.


O copo americano  fantasiado de Anjo e demônio. uma criação da  Tamarindo Concept

Aqui o copo americano sendo modelo fotografico dos dois cortazes de criação de João Lucas Thiene  - ambos finalista do Concurso para o 24º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (MCB)



Encontrei também na internet o copo americano travestidos de muitas coisa como por exemplo candelabros, luminárias e etc. Nas fotos acima ele aparece travestido de luminária











27 comentários:

Cerri disse...

"Esse COPO tem nome de americano, mas é brasileiro" Primeiro parabens pelo blog, mas não entendi essa frase, o brasileiro antes de tudo é americano, porque nascemos no continente americano, se você queria dizer que esse nome poderia ser dos EUA, o certo seria dizer estadunidense.

SONIA SILVA GOMES disse...

Olá Mercia. Gostei muito de seu blog. Estou seguindo. Creio que você já conhece o meu http://soniagomesfengshui.blogspot.com Aguardo sua visita!

Martha G. Giannini disse...

Gostei dessa matéria sobre o nosso copo mais tradicional, particularmente não sabia da história, e não tinha idéia da quantidade de décadas dele, pois o pingado nos bares são da minha infância e ele já estava lá, só que não tinha notado. Particularmente adoro copos c/ designe aberto, dando mais mobilidade p/ lavar, os de "boca fechada" como chamo, tem beleza mas não é funcional. Um abraço.

Airton Arraes Lage disse...

Dra. Mércia, obrigado pela visita e adesão ao nosso blog. Cá estamos agora neste seu espaço virtual, tão belo quanto criativo, faz inveja ao meu (rs. Parabéns, sucesso. Abraço!

Saron Crafteira disse...

Oi, convite feito.Convite aceito.
Vim conhece seu cantinho.
Nossa esses copos americanos já é algo meio que retro.Lembro dele porque fizeram parte da minha infancia.Bjs

Bruna, Amanda e Tania disse...

Adooooro esses copos! Amo tudo que tenha um ar retrô!
Gostei do seu blog e já estou seguindo!
Visite o meu tb!
Bjs!

casa coisas e muito mais disse...

Ótimo, como a criatividade pode ser transformadora !

cassio Bertazzoni disse...

Oi Mércia,bela postagem.
Criatividade é tudo.

Pontto Lavabo disse...

Seu cantinho é lindo, parabéns! Visite o nosso também, colocamos o link do seu blog lá: http://www.ponttolavabo.com.br/blog

Mônica Cardoso disse...

Adorei a historia!! Adorei o blog!!Obrigada pelo carinho! Beijos!

rebecker disse...

Oi, vim te convidar para participar da promoção no meu blog e poder divulgar o seu lá tbm! Se tiver interesse, dá uma olhadinha! :)

beijos!

madeira em forma disse...

Olá Margiria, adorei seu blog. É bem distribuído e interessante. Apareça no meu também, será uma honra.
www.madeiraemforma.blogspot.com
Abração

Anônimo disse...

Olá Mercia, parabéns pelo seu blog, adorei! Achei muito linda a idéia de transformar copos em luminárias...e ainda mais sabendo que essa idéias é brasileira...lindo usando até um escorredor de macarrão!? tem coisa mais criativa, inventiva???duvido.Minha área é a saúde, mas adoro receber notícias como esta.Fique á vontade. até breve.

maria disse...

Que coisa nunca pensei neste lado do copo americano muito bom seus post.

Marta Eugênia disse...

Também somos americanos também, e da ala chique do mundo: a ala SUL...Parabéns pelo texto. Muito interessante.

Marta Eugênia disse...

Caramba! Não conhecia seu blog, adorei. Como os copos "americanos" são brasileiros mesmo!!!

Xylema disse...

Olá Mércia, postagem mais divertida que eu li nos ultimos tempos. Muito bom saber esse tipo de "detalhe" fundamental sobre os produtos brasileiros. Temos um "lack" de informação no Brasil que é fora de série, e você acabou de contribuir para diminuir minha desinformação. Na próxima rodada no bar já tenho uma historinha para contar aos amigos! ;D
Seguindo!

JOANNA LEANDRO disse...

OLÁ , COM CERTEZA ESTAREI A LHE SEGUIR . ESTA LUMINARIA FICOU SHOW . ESTE COPO É VELHO CONHECIDO .KKK, Ñ SEI DIZER QUEM NASCEU PRIMEIRO : ELE OU EU .AMEI SEU CANTINHO .BJIM

Lili disse...

Oi Margiria adorei o blog. Já estou te seguindo.Quem diria que o copo americano poderia ter tantas "facetas".
Bjs

Cantinho da Mimi disse...

Adorei seu blog...
Super interessante!!!
Tenha uma boa semana...
Bjs...

SAMOEL BALBINO DE MELO - ARAPIRACA/AL. disse...

Oi, gostei muito do seu blog, ele nos apresenta informações importantes e nos oferece o conforto e o prazer de interagir com outras pessoas dando opiniões. Parabéns!!!

Samoel Balbino de Melo disse...

Oi, seu blog é muito valioso e importante, nos oferece a oportunidade de interagir com outras pessoas dando nossas opiniões. Os artigos são surpreendentes e nos faz pensar sobre um universo de coisas boas. Parabéns!!!

Unknown disse...

Nossa, estou admirada!! Nunca pensei que o copo que não é 'estadunidense'(rssss...)fosse tudo isso... esse post foi sensacional!

KIKI DELL disse...

OI QUERIDA LINDO BLOG AMEI TE SEGUINDO BJS

Unknown disse...

Tb adoro um copinho americano. Já tenho planos na minha decoração junina aqui em csa, numa recepção entre amigos! Dão um charme todo especial se bem usado, né?
Vim retribuir a visita no http://fuxicandobymarceleleite.blogspot.com/
Te seguindo, via feed!
Beijinho e obrigada.

Unknown disse...

parabens pelo post!!! os copos americamos sempre estiveram por onde estive rs
sucesso

João Paulo Lima disse...

taí.. aprendendo mais um pouco.. adorei!